Geografia

  • PDF

Localização

A nova cidade do Kilamba faz parte da Província de Luanda, está localizada a noroeste da cidade de Luanda, a uma distância aproximada de 30 km.

altA cidade de Camama está localizada a cerca de 20 km a sul de Luanda, no entroncamento da Auto-Estrada Viana/Cabolombo e a Auto-Estrada Norte-Sul de Luanda, numa zona adjacente ao novo Campus Universitário Agostinho Neto.

Cacuaco é um município da província de Luanda, a cerca de 20 km desta, que está administrativamente organizado em três comunas, Cacuaco, Kicolo e Funda.

Extensão Territorial

Kilamba ocupa uma área de 880 hectares e estima-se uma ocupação de 120 000 habitantes na primeira fase.
A cidade desenvolve-se numa malha ortogonal reticulada, assente num traçado de eixos lineares mas claramente hierarquizados, segundo uma orientação transversal norte/sul e longitudinal nascente/poente, que enquadram 44 quarteirões.

Projectada para receber cerca de 157 000 habitantes, distribuídos por 30 000 fogos residenciais, a cidade de Camama ocupará uma área equivalente a 1200 hectares e cujos limites são 3800 m de comprimento e 3200 m de largura. Presentemente, apenas os projectos Construção do Edifício de Administração Local – 1.ª fase e Construção de Escolas de Ensino Secundário foram iniciados, tendo-se verificado alguns atrasos nos projectos face ao planeamento previsto no Plano de Trabalhos Quinquenal – 2013-2017.

Os terrenos onde se irá localizar a Nova Centralidade do Cacuaco preencherão, na sua totalidade, uma área de cerca de 34,18 km2. A linha delimitadora dos municípios de Viana e do Cacuaco atravessa a noroeste parte dos terrenos daquela reserva embora, efectivamente, a sua maior extensão fique integrada no município de Viana. Estima-se que a primeira fase irá ocupar uma área de cerca de 206,44 hectares, com 60 000 habitantes. Prevê-se que nas etapas posteriores (2.ª fase – aproximadamente 232 hectares; e, 3.ª fase – aproximadamente 270 hectares) a malha urbana delineada nesta primeira fase seja ampliada e completada dando continuidade à lógica de organização espacial agora implementada, com especial incidência no reforço da oferta residencial e alguns serviços complementares.

Topografia

O local da obra é razoavelmente plano, embora existam alguns vales e depressões baixos. Assim sendo, e visto que o local é muito grande e com diferentes inclinações, será necessário efectuar o seu nivelamento.

Flora

Nas zonas não urbanas, a vegetação mais comum é o capim e poucas árvores, com destaque para o embondeiro. Merece ainda referência o facto de o Parque Nacional da Quiçama também fazer parte da Província de Luanda.

Voltar